• Priscila Gonçalves

3 dicas para fotografar em longa exposição

Fotos com uma cachoeira aveludada, mar esfumaçado ou rastros de luzes em uma cidade noturna são feitas usando a longa exposição da câmera fotográfica. Algumas até parecem pinturas, devido a textura diferente que essa técnica resulta na sua foto. Confira agora 3 dicas para fazer fotos com longa exposição.

Longa exposição feita com Canon T6 e lente 18-55mm, além de um tripé. Foto: João Vitor Soares

Observação: você vai precisar de uma DSLR ou uma câmera que te permita usar modo manual.


1 - Use um tripé para uma maior estabilização


Manter a câmera estabilizada é muito importante para uma boa foto de longa exposição, por isso, o tripé é um grande aliado para trazer este resultado.


2 - Ajuste a exposição


O tempo de exposição vai depender da velocidade dos objetos em cena, da luz e do efeito que você pretende fazer. Assim como o Panning, é necessário utilizar uma velocidade mais baixa para mostrar o movimento do objeto/sujeito, e compensar a fotometria, tentando manter uma abertura média e ISO baixa para uma foto mais nítida.


Em situações que ainda há muita luz, uma boa forma de resolver é com um filtro de densidade neutra (ND), que permite fazer longas exposições sem o incômodo da luz na câmera.


3 - Componha sua foto


Agora que você já configurou sua câmera, é hora de compor sua foto. O que você vai fotografar? Luzes? o movimento da cachoeira? Se atente as linhas, as formas e a iluminação e como você vai posicionar os elementos ao quadro.


Gostou das dicas? Não se esqueça de comentar e compartilhar com seus amigos! Tenha uma ótima semana e bons estudos!

Produção fotográfica para gastronomia, retratos, moda, produtos e arquitetura.

 

Brave Studio.