• Priscila Gonçalves

5 fotógrafos de moda que você precisa conhecer

A indústria da moda reúne algumas das mentes mais criativas do mundo, e os fotógrafos de moda permitem capturar a beleza da nossa cultura e documentar as mudanças que ocorrem a cada dia com seu próprio estilo e visão. Separamos aqui cinco grandes nomes da fotografia de moda que você precisa conhecer.


1. Mario Testino


Princesa Diana, Vanity Fair, 1997, por Mario Testino

Mario Testino é originário do Peru e é um dos fotógrafos de moda mais influentes da atualidade. Com um estilo nítido e vibrante, Testino frequentemente captura celebridades em ambientes casualmente glamourosos. Em 1997, sua carreira impulsionou quando teve a oportunidade de fotografar a princesa Diana para a revista Vanity Fair, e, desde então, passou a registrar outros nomes da realeza.

Alguns de seus clientes são Burberry, Gucci, Versace e Dolce & Gabbana, além de revistas de moda da Vogue à Vanity Fair.


Instagram: @mariotestino


2. Peter Lindbergh (1944-2019)


Estelle Lefébure, Karen Alexander, Rachel Williams, Linda Evangelista, Tatjana Patitz e Christy Turlington, Vogue, 1988, por Peter Lindbergh

Conhecido por suas fotografias em preto e branco e considerado o pai da era das supermodelos dos anos 90, Peter Lindbergh foi visto como um dos melhores fotógrafos contemporâneos. Com uma estética que se assemelha à fotografia documental, ele fotografou Naomi Campbell, Cindy Crawford, Linda Evangelista e outras, em uma exibição que as humanizou e aprimorou sua beleza natural, com quase nenhuma maquiagem ou penteados excessivos, contrariando os padrões da época.

Ele trabalhou com revistas de destaque como a Vanity Fair, Allure e Rolling Stone.


Instagram: @therealpeterlindbergh


3. Annie Leibovitz


Jennifer Lawrence, Vogue Nova Iorque, 2017, por Annie Leibovitz

Annie Leibovitz é uma fotógrafa americana que ficou conhecida por fotografar celebridades de uma forma muito criativa e mágica. Annie começou sua carreira em 1970, trabalhando como retratista para a revista Rolling Stone e dez anos depois ingressou na Vanity Fair e na Vogue, continuando a produzir imagens icônicas. Uma das suas fotos mais famosas é a do John Lennon nu ao lado de sua esposa, Yoko Ono, feita horas antes de ser morto em 1980.


Instagram: @annieleibovitz


4. Richard Avedon (1923-2004)


Dovima, usando um vestido Dior, Harper’s Bazaar, 1955, por Richard Avedon

Richard Avedon era um fotógrafo americano de retratos e moda, conhecido principalmente por capturar emoções e personalidades em suas fotografias. Ele trabalhou primeiro como fotógrafo militar da marinha mercante - tirando fotos de identificação - e em seguida voltou-se para a moda, fotografando para revistas como a Harper's Bazaar (1946-1965) e a Vogue (1966-1990), além de trabalhar em muitas campanhas publicitárias. Ele inspirou o filme Funny Face (1957), no qual o personagem de Fred Astaire é baseado na vida de Avedon.


Instagram: @avedonfoundation

5. Paolo Roversi


Malgosia Bela, Vogue Italia, 2013, por Paolo Roversi

Paolo Roversi é um fotógrafo italiano de moda e publicidade, famoso por suas imagens sonhadoras, que geralmente apresentam tons escuros e contrastes fascinantes. Ele iniciou sua carreira em 1970 como fotojornalista, mas logo mudou seu foco para moda. Ele trabalhou com o fotógrafo britânico Laurence Sackman como assistente e depois começou a fazer seus próprios editoriais de moda e campanhas publicitárias. Roversi recebeu vários prêmios e seus trabalhos foram apresentados em Marie Claire, Vogue e na Harper's Bazaar, e em campanhas para marcas japonesas como Yohji Yamamoto e Comme des Garçons.


Instagram: @roversi

Produção fotográfica para gastronomia, retratos, moda, produtos e arquitetura.

 

Brave Studio.