Círculo cromático: a principal ferramenta

Uma ótima segunda-feira a todos! Esperam que tenham se divertido com as festas de fim de ano e aproveitado o recesso!
Círculo cromático: a principal ferramenta
Bom, continuando sobre nosso passeio no mundo das cores, hoje falarei sobre a ferramenta que reúne todas as informações das cores e facilita o entendimento, é o círculo cromático.
Podemos dizer que o círculo cromático começa com a mistura das cores primárias, seja do sistema RGB ou do sistema CMYK. A mistura das cores primárias resulta nas secundárias e a mistura destas com as primárias novamente formam as terciárias. Ao total são doze cores básicas do círculo cromático, mais a variação de saturação e brilho.

O círculo cromático diz o qual saturada e o quanto de brilho a cor tem, além disso, o círculo permite realizar combinações harmônicas, cores que fazem ou não sentido entre si. Devemos agradecer a Sir Isaac Newton, por ter criado o disco cromático, e principalmente a Goethe também, que interpretou o impacto dessas cores de forma filosófica na Teoria das Cores.
E quais são as características do círculo cromático?
Nesta publicação, estou usando um círculo cromático simples, mas que possui tudo o que é necessário para entender essa ferramenta.
Monocromia

É a variação de brilho e saturação em uma mesma cor. A monocromia permite trabalhar com os tons de uma mesma cor, do mais claro ao mais escuro. Não acho que possui tanta aplicação na maioria dos casos, mas é uma boa forma de trabalhar com baixo contraste.
Frias ou quentes?

Dividindo o círculo ao meio a partir do vermelho "puro" temos um lado com as cores quentes e o outro com as cores frias. As cores quentes trazem a sensação do calor, do conforto, da alegria. Já as cores frias trazem a sensação do frio, do desconforto e da tristeza. Entretanto, podem ocorrer situações contrárias dependendo do contexto.
As cores complementares

São cores completamente opostas, quanto mais precisa for a oposição maior o contraste entre si. Essas cores permitem composições únicas e fortes, são bem chamativas. Muito utilizada na moda em fotos publicitárias, principalmente no verão.
As cores análogas

Essas são as cores que estão muito próximas umas das outras, lado a lado. Essa combinação também cria um trabalho com baixo contraste e passa uma sensação de calma.
Meio-complementares

Para um contraste menos intenso das cores, o uso de cores meio-complementares é uma saída. Uma cor de um lado e duas análogas ou quase análogas do outro lado.
Tríade cromática

É a combinação de três cores dentro de uma mesma distância dentro desse círculo cromático. O efeito produzido gera um contraste alto, pois são três cores quase complementares umas das outras, cada lado do triângulo é completamente oposto ao vértice.
Para mais informações, recomendo muito esse vídeo, possui alguns exemplos de composição em fotografias de moda:
"Harmonia das Cores"
https://www.youtube.com/watch?v=JWUilvIvyms
Até a próxima segunda-feira!
-
Para produção fotográfica profissional, entre em contato:
Celular/Whatsapp: +55 27 99638 6745
E-mail: jvsoaresdelima@gmail.com
Brasil, Espírito Santo