• João Vitor Soares

Cor-luz e cor-pigmento: a formação das cores

Novas tecnologias sempre surgem, no século XXI isso acontece a todo momento e em todas as áreas, e na fotografia isso não seria diferente.


Em menos de dois séculos pulamos do daguerreótipo* para um mercado global que já possui câmeras digitais de grande formato, com seus sensores do tamanho de uma folha A5 e até maiores e com resolução de dezenas de pixels. Não seria incomum que tenhamos saído do filme em preto e branco para o filme colorido e para o sensor digital. A presença das cores na fotografia também não significa que o preto e branco está fora de moda, mas mais importante que isso, para um fotógrafo, é saber como são, então, formadas as cores que enxergamos!

Cubo mágico nunca resolvido. (Foto: João Vitor Soares / Autoral / Serra, Espírito Santo)

Nesse momento não falarei sobre as propriedades da cor, este será um assunto para a próxima etapa. Esqueça também as cores primárias que aprendeu na escola: vermelho, azul e amarelo, é bobagem. Existem, a princípio, dois tipos de criação das cores: uma é através da luz emitida, que é a cor-luz, e a outra é através do pigmento, que é a cor-pigmento.


Falando primeiramente da cor-luz, devemos entender que trata-se literalmente da luz emitida e não de um efeito com a luz, ou seja, a própria luz tem cor, a tela do computador, do Smartphone, da TV, o fogo, e até as estrelas.


A luz branca, por exemplo, é formada com a união das três cores primárias da cor-luz: o RED (vermelho), o GREEN (verde) e o BLUE (azul), é o sistema de cor RGB, RGB é cor-luz. As cores secundárias do RGB são o amarelo, o ciano e o magenta. No sistema RGB, a mistura das três cores primárias, como dito antes, tem como resultado o branco. O preto obtém-se da falta dessas três cores. Podemos entender então que o RGB é um sistema de cores aditivas, ou seja, quanto mais mistura houver mais próximo do branco será o resultado final.

Sistema RGB (Internet / Domínio Público)

Agora indo pra outra ponta da formação das cores, temos o sistema de cor-pigmento que é encontrado no lápis de cor, na tinta da parede, no esmalte, na papel impresso, nas próprias moléculas orgânicas como a cor da pele, a cor do sangue, o verde das folhas, ou seja, todas as cores que não vem da luz propriamente dita é classificada como cor-pigmento, é a tinta ou a molécula que pinta uma determinada superfície.


As cores primárias do sistema de cor-pigmento são o CYAN (ciano), o YELLOW (amarelo) e o MAGENTA (magenta), este é o sistema de cor CMYK - o "K" refere-se ao BLACK, "preto puro", porém, para simplificar, não trataremos do "preto puro". As cores secundárias do CMYK são o vermelho, o verde e o azul. Nesse sistema de cor, a mistura das três cores primárias tem como resultado final o "preto composto", conhecido também como "preto processado". Já o branco é obtido simplesmente não usando as cores na determinada superfície. Ou seja, ao contrário do RGB, o CMYK é entendido como um sistema de cores subtrativas, que quanto mais mistura houver mais o resultado final será próximo de preto.

Sistema CMYK (Internet / Domínio Público)

Qual a aplicação disso na fotografia? Olhe as principais revistas de moda, gastronomia e arquitetura, abra sua câmera e veja as configurações disponíveis, procure sobre acessórios para fotografia, vá até uma gráfica e veja como funciona as impressões. O conhecimento da cor é indispensável para um bom fotógrafo.


*Aparelho fotográfico primitivo, inventado por Daguerre. Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, 2008-2013, disponível em: (https://dicionario.priberam.org/daguerreótipo). Acesso em: 08/12/2019.


Como material extra ou pra uma explicação melhor elenco aqui alguns vídeos do YouTube de outros profissionais da área:


"Tudo sobre as Cores RGB !!"

https://www.youtube.com/watch?v=N1D6Lv6RYys


"Tudo Sobre Cores CMYK !! Parte 1"

https://www.youtube.com/watch?v=XQOZVI348pI


-


Para produção fotográfica profissional, entre em contato:

Celular/Whatsapp: +55 27 99638 6745

E-mail: jvsoaresdelima@gmail.com

Brasil, Espírito Santo

Produção fotográfica para gastronomia, retratos, moda, produtos e arquitetura.

 

Brave Studio.