• Priscila Gonçalves

Efeito Panning: Faça fotos incríveis em movimento

Você já deve ter visto uma foto de um carro perfeitamente nítida enquanto o fundo está borrado ou arrastado. Mas você já se perguntou como ela é feita? Muito utilizado pra fotografar esportes ou até animais, o efeito panning traz essa sensação de movimento sem que o assunto saia de foco. Confira essas dicas para você reproduzir este efeito incrível!


Observação: você vai precisar de uma DSLR ou uma câmera que te permita usar modo manual.

1. Defina a velocidade do obturador A velocidade do obturador deve ser experimentada, pois depende da velocidade que o assunto se encontra. Primeiro defina uma velocidade de obturação inicial e configure de acordo com os resultados de cada foto. Lembre-se que quanto mais lento o obturador, mais o assunto terá destaque ao fundo. Mas não se esqueça de compensar a fotometria!

BKR Drfit Team (Foto: João Vitor Soares / Cliente: BKR Drift Team / Serra, Espírito Santo)

2. Siga o assunto com a sua câmera Mantenha certa distância do assunto para acompanhá-lo mais facilmente com a sua câmera. Tenha uma postura sólida e faça movimentos sutis durante os cliques.

Kartódromo Internacional da Serra (Foto: João Vitor Soares / Cliente: KMKZ Team / Serra, Espírito Santo)

3. Não se esqueça do enquadramento É um pouco difícil manter o mesmo enquadramento quando o assunto se move muito rápido, portanto, dispare alguns cliques para garantir sua foto. Pratique na janela de casa com os carros em movimento, aviões, pessoas e aprimore cada vez mais essa técnica.

Kartódromo Internacional da Serra (Foto: João Vitor Soares / Cliente: KMKZ Team / Serra, Espírito Santo)

Pode parecer um pouco complicado no começo, mas nada que se resolva com um pouco de treino e prática.


Se você gostou das dicas, não se esqueça de comentar e compartilhar!

Produção fotográfica para gastronomia, retratos, moda, produtos e arquitetura.

 

Brave Studio.