• Priscila Gonçalves

Ensaio em estúdio: Como funciona?


Modelo: Lyvia Dalmaschio, Foto: João Vitor Soares, Praia do Canto - Vitória

Se você está começando como modelo, ou quer fazer um ensaio especial pra você, ou precisa de fotos profissionais para divulgar a sua empresa, mas tem dúvidas de como funciona a sessão de fotos em estúdio, esta publicação pode te ajudar!


Primeiro de tudo, você deve pesquisar e escolher o estúdio que atenda o que você procura em um ensaio, pode ser um ensaio casual, de moda, publicidade, de fotografia corporativa, entre outros.


Preparação


Agora que você já definiu o estúdio e iniciou a conversa com o fotógrafo, é hora de falar o que você tem em mente para o ensaio. O fotógrafo vai te ajudar a expandir essas ideias e também discutir sobre os looks, os acessórios, a maquiagem e o cenário. Essa conversa também pode ser feita presencialmente, por meio de uma reunião agendada com o estúdio.


Deixo aqui um guia básico para se preparar pro ensaio:

  • Reserve um tempo para escolher as suas melhores roupas para o ensaio.(Recomenda-se cerca de 3 looks para um melhor aproveitamento da sessão de fotos);

  • Pendure as suas roupas no cabide e coloque em uma bolsa grande ou em uma mala;

  • Durma bem;

  • Vista-se com o primeiro look que você escolheu pro ensaio;

  • Lave e hidrate o rosto antes de sair, caso a maquiagem seja feita no estúdio. Se você estiver fazendo sua própria maquiagem, é recomendado também levar o seu kit de maquiagem.


Produção

Modelo: Maria Santos, Maquiadora: Livia Menezes, Foto: João Vitor Soares, Praia do Canto - Vitória

Enquanto o fotógrafo finaliza a montagem dos equipamentos e organização do cenário, a equipe de produção se encarrega de cuidar da sua aparência.


E chega o momento mais esperado entre cliente e o fotógrafo: a sessão de fotos. Inicialmente serão feitos alguns testes pra verificar como está a luz ou se tem alguma coisa que deve melhorar.


O fotógrafo te guiará nas poses, mas se você tiver ideias ou referências de poses, também são bem-vindas! São feitos vários cliques de diferentes ângulos e planos, para que tenha mais diversidade nas fotos.


Pós-Produção

Folha de contato, AKA Biblioteca do Lightroom.

Por último, mas não menos importante, é realizado o tratamento e seleção das fotos. É encaminhado para você através de alguma plataforma online, uma amostra das fotos que devem ser escolhidas para serem editadas e tratadas. Posteriormente, você receberá as suas fotos do jeitinho que foi combinado!


Então, o que achou desse guia? Se te ajudou, comente aqui embaixo e compartilhe com seus amigos que também querem fazer um ensaio fotográfico!

Produção fotográfica para gastronomia, retratos, moda, produtos e arquitetura.

 

Brave Studio.