• Priscila Gonçalves

Gosta de fotografia ou está iniciando? Descubra se você já cometeu esses erros

Quando começamos algo novo é realmente comum cometer erros e na fotografia isso não seria diferente. Portanto, nesta publicação vamos abordar os principais erros que podem estragar uma foto.



1. Alinhamento do horizonte


Basta estar um pouco torto o horizonte que ele chamará mais atenção do que o que você queria destacar.

Horizonte torto

Notar e consertar este pequeno defeito pode fazer uma diferença enorme no seu trabalho.


Porém, existem algumas situações que são propositais e são fáceis de identificar, pois a composição ajuda a compreender o objetivo do fotógrafo.

Desalinhamento intencional

2. A imagem está desfocada


O foco correto é muito importante para uma boa foto, pois, uma vez a foto desfocada, não há como consertá-la nos programas ou aplicativos de edição. Sempre verifique se há foco e se está no local que você deseja.

Foto desfocada

Se a sua câmera é uma DSLR, uma forma de evitar o desfoque indesejado é não usar o foco completamente automático, selecione o ponto de foco manualmente e então aponte-o em uma área de contraste na cena, a câmera fará o restante.


3. Composição confusa


A composição é o que separa uma foto boa de uma ruim. Alguns fatores influenciam na qualidade da fotografia, são elas: linhas, formas, cores, tonalidades e iluminação.


Ao observar uma foto, nossos olhares buscam naturalmente um elemento importante, por isso, antes de fotografar, observe o local, escolha o que será destacado e posicione os elementos no quadro de uma forma agradável.

Composição confusa
Composição arrumada com base no contraste

Tome muito cuidado ao cortar parte do assunto, como rostos de pessoas, testa, pedaços da mão, pés, etc, ou deixar que o fundo se confunda com o elemento principal.


4. Exagero na pós-produção


É comum exagerar na pós-produção quando você é iniciante na edição. As cores ficam irreais ou fortes demais, contraste exagerado ou efeitos desnecessários.

Original vs Edição em excesso (Adobe Lightroom)

Os programas de edição ajudam nos detalhes finais, como remoção de manchas, ajuste de cores, luz, mas é importante usar as ferramentas disponíveis de forma sutil.

Original vs Edição sutil (Adobe Lightroom)

Eu confesso que já cometi alguns desses erros, mas eles fazem parte do aprendizado e evolução. E você se identificou com algum? Comente e compartilhe!

Produção fotográfica para gastronomia, retratos, moda, produtos e arquitetura.

 

Brave Studio.