• Priscila Gonçalves

Moda e os modelos

Já pensou em ser modelo? A profissão de modelo permite trabalhar num ambiente altamente criativo com profissionais de comunicação, editores, designers, estilistas, vendedores, maquiadores e fotógrafos e ainda desenvolver novas experiências a cada projeto novo. Portanto, nesta publicação, vamos apresentar a você os principais tipos de modelos que existem no mercado da moda.


Estúdio fotográfico (Foto: Carlos Alcazar por Pixabay)

1. New face


New face, que, adaptado do inglês significaria algo como "novidade" ou "rosto novo", são modelos masculinos e femininos que acabaram de serem descobertos por alguma agência de moda. A agência se encarrega de criar o portfólio profissional e a apresentação do modelo, além de avaliar as qualidades e o seu desenvolvimento para que eles sejam selecionados por algum cliente da agência em trabalhos comerciais ou sejam direcionadas para desfiles de moda.


2. Modelo de passarela


Os modelos de passarela devem possuir a capacidade de mostrar a produção dos estilistas enquanto caminham por uma longa plataforma, a pista de desfile, e geralmente são observados por um público bastante extenso, desde jornalistas a representantes de marcas, portanto, não há espaço para erros ou novas tentativas, é ao vivo. As medidas normalmente solicitadas para desfiles são de, pelo menos 1,75m de altura e cerca de 85cm de quadril para as mulheres, e 1,85m de altura e o corpo definido para os homens, porém não muito musculoso. É claro que pode haver exceções dependendo do conceito e da finalidade do desfile.


3. Modelo comercial


O modelo comercial é aquele que atua em campanhas publicitárias e em propagandas nos catálogos de revistas, no mostruário de lojas online, nos banners e outdoors, em comerciais de TV ou online, e até em projetos institucionais. Portanto, diferente do modelo de passarela, não é exigido altura, forma e nem faixa etária específica, basta ter uma boa aparência, pele e cabelos bem cuidados e ter desenvoltura com as câmeras, principalmente em comerciais audiovisuais.


4. Digital Influencer


Os influenciadores nas redes sociais são pessoas que conquistaram reputação e credibilidade por seus conhecimentos e experiências em um tópico específico e possuem um grande público que os acompanham. As marcas frequentemente buscam esses influenciadores digitais, pois eles podem criar tendências e incentivar seus seguidores a comprar produtos que elas promovem. Aqui, porém, é necessário uma criação de conteúdo constante além de uma boa comunicação e afinidade com o público-alvo.


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