O uso do celular na fotografia como hobby
Se você gosta de artes e quer produzir imagens através da fotografia pense duas vezes antes de procurar um celular top de linha, ou mesmo aquelas câmeras superzoom, pois você pode acabar não aprendendo a fotografar e ainda vai gastar muito mais dinheiro do que realmente precisaria.
Entenda que a fotografia está muito além do enquadramento e da composição. É necessário controlar o tempo de exposição, definir a área de foco e quantidade de luz, ajustar o balanço de branco e muitas vezes ainda é necessário o uso de acessórios extras, como filtros de lente, lentes diferentes, tripés, flashes externos... Para um fotógrafo profissional são esses os equipamentos e acessórios que podem trazer grandes diferenças no resultado final.

Entretanto, para um iniciante, e até mesmo para alguns profissionais, uma câmera e uma lente é o essencial e não há nada realmente tão necessário além disso, desde que você entenda as limitações do teu equipamento. Mas não se esqueça também que a câmera profissional tem muito mais a oferecer do que uma câmera de celular top ou uma superzoom.
Deixe-me explicar melhor. A câmera de celular, além de não ter modo totalmente manual, é simplesmente limitada pelo tamanho do sensor pelo fato de que o celular tem como princípio a portabilidade. Essa limitação tem medida, e o sensor de foto do Huawei P30 Pro, por exemplo, mede 1/1.17 polegada de comprimento e possui 43mm² de área para capturar luz e informação. Já um sensor de uma câmera profissional de entrada mede 22,2mm de comprimento com área total de 329mm². A diferença que isso dá no resultado final, ou seja, na revelação da foto ou no uso em computadores, é absurda.

Portanto, não importa se o Huawei P30 Pro faz fotos com 40Mp de resolução. A minha Canon T6 com 18Mp trás MUITO mais resultado por que, muito além de ter um sensor 7x maior que o do celular, eu ainda posso usá-la em modo manual e conseguir os resultados de fotos publicitárias, fotojornalísticas ou fotografia social. Sem falar na possibilidade de trocar de lente e adicionar diversos acessórios auxiliares.
Já as câmeras superzoom, ou semi-profissionais, dependendo do equipamento e do objetivo, podem até ser uma boa escolha para um iniciante na fotografia, pois essas já permitem fotografar no modo manual e tem a facilidade do zoom, entretanto, alguns modelos são tão caros e limitados nos acessórios que é melhor comprar uma profissional mesmo.

E falando de preço, uma Canon T100 que é um modelo recente e muito básico da Canon, já munida de uma lente básica, uma 18-55mm, custa apenas R$2000,00 (nova, com garantia e direto do site oficial da Canon), enquanto o Huawei P30 Pro novo sai em média a R$3500,00 na internet. Imagina se eu falar de um iPhone... Se o seu objetivo é aprender a fotografar, então é realmente necessário ter uma câmera que te dê o controle manual das configurações, pode ser uma usada, pode ser uma nova mais básica, procure se informar bem!
Porém, se seu objetivo é apenas produzir e registrar imagens sem a preocupação com as técnicas de fotografia, não há necessidade de investir numa câmera profissional, pois um celular já será o suficiente, desde que você conheça as limitações dele.
-
Fontes:
Sensores APS-C e Fullframe
https://college.canon.com.br/dicas/o-que-sao-sensores-apsc-e-full-frame-58
Megapixel VS fotos melhores
https://www.bbc.com/portuguese/geral-49965713
Huawei P30 Pro Camera Quality Review (Inglês)
https://www.xda-developers.com/huawei-p30-pro-camera-review-50x-zoom/
Nikon P1000
https://www.nikon.pt/pt_PT/product/digital-cameras/coolpix/super-zoom-share/coolpix-p1000
Canon T6
https://www.canon.com.br/produtos/produtos-para-voce---cameras---linha-eos---dslr/eos-rebel-t6
Canon T100
https://www.canon.com.br/produtos/produtos-para-voce---cameras---linha-eos---dslr/eos-rebel-t100