Participei do Fórum da Imagem da Galeria Homero Massena!


"Tédio" / "Acervo 404" e "Fórum da Imagem GHM" / João Vitor Soares / 2020

Antes de tudo, vamos nos atualizar. A Galeria Homero Massena é um espaço voltado para a exposição de trabalhos artísticos, localizada no Centro de Vitória, na Rua Pedro Palácio, na capital do Espírito Santo, Vitória. O espaço foi inaugurado em 1977 tendo sempre como objetivo principal a promoção de novos artistas, expondo seus trabalhos, promovendo palestras e ações educativas.


Em 2020, o coordenador de artes visuais da GHM, Nicolas Soares, promoveu a criação deste fórum tendo como tema principal a criação de imagens urgentes nesse período da pandemia provocada pelo coronavírus, Fórum da Imagem GHM - Construção de imagens urgentes.


O Fórum da Imagem em si dividiu-se inicialmente em duas etapas: na primeira etapa, o desenvolvimento de textos que abordassem essas questões anteriormente mencionadas; e, na segunda etapa, a submissão de imagens/fotografias que se relacionassem com os textos já selecionados. A partir de então, diversos encontros virtuais foram realizados para discutir e refletir sobre os textos e as imagens.


Minha contribuição ao Fórum da Imagem foi a submissão da fotografia que intitulei como "Tédio" - que na verdade faz parte de um projeto pessoal - para o texto "A imobilidade na produção e o que isso diz sobre os artistas contemporâneos", escrito por Amanda Amaral e Lindomberto Ferreira Alves. Também participei de um dos encontros onde todos discutimos a respeito das imagens e do texto em questão.

Ao total, o Fórum da Imagem produziu 5 textos, mais de 50 imagens submetidas, 53 vídeos, e contou com mais de 40 pessoas envolvidas, artistas, pesquisadores da arte e a própria equipe da galeria.


Antes de concluir, eu ainda queria agradecer novamente a oportunidade que foi dada, poder conhecer o trabalho de outros artistas e fotógrafos, poder ler e ouvir pesquisadores da arte, verdadeiros conhecedores dessa área foi uma grande experiência e a primeira de muitas!

Eu com minhas duas cópias do catálogo em mãos e alegremente apontando pra minha foto na GHM

Você pode ver mais sobre esse incrível trabalho clicando aqui, ou visitando pessoalmente a Galeria Homero Massena a partir de segunda-feira, 25 de janeiro, das 10h às 16h, com máscara, é claro!

Produção fotográfica para gastronomia, retratos, moda, produtos e arquitetura.

 

Brave Studio.