Inspiração: o exercício de ver algo e tornar algo retratável
Você não precisa da câmera nesse momento, você nem precisa ser um fotógrafo, apenas faça uma caminhada pelo seu bairro, seu único objetivo é notar o qual interessante pode ser o cotidiano.
Mas qual o motivo desse exercício? Bom, se você precisa da criatividade no seu trabalho, se trabalha com comunicação visual, redação, se é artista ou músico, provavelmente já teve momentos em que não tinha inspiração para desenvolver seu projeto, momentos de bloqueio mental. A inspiração é a chave para desbloquear a mente nessas situações, mas onde buscá-la?
Por esses motivos, coloco aqui algumas cenas facilmente encontradas no nosso dia-a-dia e que me servem sempre de inspiração em alguns trabalhos:
AS CENAS LENTAS E DISTANTES

Em cenas mais lentas e distantes, como, por exemplo, uma construção civil onde há trabalhadores, maquinário, veículos pesados, poeira, é mais fácil estudar as várias possibilidades de retratar a mesma cena, criando algo totalmente diferente em cada ponto de vista.
A VIDA COTIDIANA URBANA

Observe as ações das pessoas, como alguns atravessam a rua, os que atravessam na faixa de pedestre, os que não atravessam, os motoristas em alta velocidade e os educados, note também os comerciantes em suas lojas ou em suas barracas de venda, a atenção com os clientes, o uniforme, a organização das vitrines e das estantes.
EM SUA PRÓPRIA CASA

Quando estamos em casa tiramos uma vantagem imensa para buscar inspiração, pois em casa você tem o poder de recompor essas cenas, ou seja, não apenas observar mas também poder reorganizar o ambiente, o que aumenta ainda mais a criatividade.
Existem diversas outras situações que podem servir como inspiração, mas a observação é uma das mais acessíveis de se praticar! Espero que esse texto também te sirva de inspiração!
-
Para produção fotográfica profissional, entre em contato:
Celular/Whatsapp: +55 27 99638 6745
E-mail: jvsoaresdelima@gmail.com
Brasil, Espírito Santo