• João Vitor Soares

Inspiração: o exercício de ver algo e tornar algo retratável

Você não precisa da câmera nesse momento, você nem precisa ser um fotógrafo, apenas faça uma caminhada pelo seu bairro, seu único objetivo é notar o qual interessante pode ser o cotidiano.


Mas qual o motivo desse exercício? Bom, se você precisa da criatividade no seu trabalho, se trabalha com comunicação visual, redação, se é artista ou músico, provavelmente já teve momentos em que não tinha inspiração para desenvolver seu projeto, momentos de bloqueio mental. A inspiração é a chave para desbloquear a mente nessas situações, mas onde buscá-la?


Por esses motivos, coloco aqui algumas cenas facilmente encontradas no nosso dia-a-dia e que me servem sempre de inspiração em alguns trabalhos:


AS CENAS LENTAS E DISTANTES

"Fundamentos da construção." (Foto: João Vitor Soares, feita no celular / Autoral / Serra, Espírito Santo)

Em cenas mais lentas e distantes, como, por exemplo, uma construção civil onde há trabalhadores, maquinário, veículos pesados, poeira, é mais fácil estudar as várias possibilidades de retratar a mesma cena, criando algo totalmente diferente em cada ponto de vista.


A VIDA COTIDIANA URBANA

"Noite. Longa exposição." (Foto: João Vitor Soares / Autoral / Serra, Espírito Santo)

Observe as ações das pessoas, como alguns atravessam a rua, os que atravessam na faixa de pedestre, os que não atravessam, os motoristas em alta velocidade e os educados, note também os comerciantes em suas lojas ou em suas barracas de venda, a atenção com os clientes, o uniforme, a organização das vitrines e das estantes.


EM SUA PRÓPRIA CASA

"Prenda para secar" (Foto: João Vitor Soares / Autoral / Serra, Espírito Santo)

Quando estamos em casa tiramos uma vantagem imensa para buscar inspiração, pois em casa você tem o poder de recompor essas cenas, ou seja, não apenas observar mas também poder reorganizar o ambiente, o que aumenta ainda mais a criatividade.


Existem diversas outras situações que podem servir como inspiração, mas a observação é uma das mais acessíveis de se praticar! Espero que esse texto também te sirva de inspiração!


-


Para produção fotográfica profissional, entre em contato:


Celular/Whatsapp: +55 27 99638 6745

E-mail: jvsoaresdelima@gmail.com

Brasil, Espírito Santo

Produção fotográfica para gastronomia, retratos, moda, produtos e arquitetura.

 

Brave Studio.