Acervo 404 - Fotografias do Isolamento

Resolvi desenvolver esse projeto de fotografia artística, o Acervo 404 - Fotografias do Isolamento, com objetivo de registrar sentimentos como solidão, tristeza, tédio, raiva e diversos outros que acabam surgindo durante longos períodos em uma quarentena, em isolamento. Portanto, nasce dessa minha frustração individual, e ao mesmo tempo coletiva, de estar limitado a horários, a quantidades, a protocolos de higiene e outras situações, a própria motivação para criar o acervo.


O número 404 refere-se ao número do apartamento em que moro. São três quartos, um banheiro, uma sala e a cozinha com a área de serviço, mas é um apartamento, não há quintal, nem espaço para atividades físicas. São aproximadamente 50m² vistos e revistos diariamente durante todo o período da quarentena. Isso explica a razão de que em alguns dias eu consiga produzir uma quantidade razoável de material, porém, em outros dias mal fazia uma foto.


A ideia principal é, obviamente, provocar reflexões sobre o que temos feito e sobre o que temos sentido a partir de imagens não diretamente relacionadas ao óbvio, por isso, ao diferir-se da fotografia jornalística, que permeia a imparcialidade, o meu trabalho é totalmente parcial, é o resultado dos meus próprios sentimentos.


A respeito da técnica, todo o trabalho foi feito em preto e branco digital com uma DSLR da Canon, modelo T6 (1300D), e uma lente 18-55mm f/3.5-5.6. Não foi utilizada luz artificial ou auxiliar, somente luz natural. A composição das fotos explora as formas geométricas, a textura, o contraste e a luz.

João Vitor Soares

12 de Abril de 2020

Acervo 404 - Fotografias do Isolamento

Serra, ES